SOS CRIANÇA - LUTA CONTRA A PEDOFILIA FRASE DA SEMANA A Internet hoje se configura como uma das maiores portas de comunicação entre os abusadores. Eles a utilizam não só para estarem em rede trocando informações, como também para se aproximar de suas vitimas

terça-feira, 27 de abril de 2010

Modelos de Aconselhamento e de Psicoterapia - Parte 3 - Por Abner Morilha

Conclusão:

O reducionismo da visão unidimensional e da visão bidimensional fecha portas e restringe as possibilidades de tratamento do aconselhado ao passo que a visão do homem como um ser integral possuidor de corpo, alma e espírito abre fronteiras para um tratamento mais completo e eficaz.

A reflexão de que as intervenções, dos conselheiros, terapeutas, médicos, educadores, ou seja, lá qual for a profissão da pessoa, vai depender da visão e dos pressupostos antropológicos que este profissional tem do homem é com certeza um dos pontos mais fortes do texto.

*Tratado científico sobre a descrição e classificação dos fenômenos, que se propõe a ser uma ciência do subjetivo, dos fenômenos e dos objetos como objetos.

Fenomenologia deriva das palavras gregas: (i) phainesthai, que significa aquilo que se mostra, e (ii) logos que significa estudo, sendo etimologicamente então "o estudo do que se mostra".

Na filosofia de Edmund Husserl é o método de apreensão da essência absoluta das coisas.

A fenomenologia tem como objeto de estudo o próprio fenômeno, isto é, as coisas em si mesmas e não o que é dito sobre elas; assim sendo, a investigação fenomenológica busca a consciência do sujeito através da expressão das suas experiências internas. A fenomenologia busca a interpretação do mundo através da consciência do sujeito formulada com base em suas experiências.

O método fenomenológico consiste em mostrar o que é apresentado e esclarecer este fenômeno. Para a fenomenologia um objeto é como o sujeito o percebe, e tudo tem que ser estudado tal como é para o sujeito e sem interferência de qualquer regra de observação cabendo a abstração da realidade e perda de parte do que é real, pois tendo como objeto de estudo o fenômeno em si, estuda-se, literalmente, o que aparece. Para a fenomenologia um objeto, uma sensação, uma recordação, enfim, tudo tem que ser estudado tal como é para o espectador.

Bibliografia:


Uma arte de Cuidar Jean-Yves Leloup. Estilo Alexandrino
No caminho do Autoconhecimento – Victor Frankl e outros
Comentário Versículo por Versículo- Genesis R.N. Champlin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão moderados antes de serem publicados. Obrigado.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails