SOS CRIANÇA - LUTA CONTRA A PEDOFILIA FRASE DA SEMANA A Internet hoje se configura como uma das maiores portas de comunicação entre os abusadores. Eles a utilizam não só para estarem em rede trocando informações, como também para se aproximar de suas vitimas

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Síndrome do Ninho Vazio

Por Abner Morilha
Este período em termos de idade dos pais se estende dos quarenta até meados dos sessenta anos.

O cuidado, a proteção a socialização dos filhos até o momento em que estes se tornam adultos é considerado o maior propósito da família

Essa fase da saída dos filhos costumava ser chamada de “ninho vazio“, e era considerada uma transição bastante negativa e difícil, principalmente para as mulheres que se dedicaram basicamente ao criar filhos.

O termo Síndrome do Ninho Vazio ganhou popularidade na década de 70 e desde então tem sido considerado um rito de passagem padrão para os pais, especialmente para as mães. No entanto, pesquisas recentes mostraram que, para a maioria dos pais Síndrome do Ninho Vazio não precisa ser tão má como fomos levados a acreditar. Para alguns pais, a transição do ninho vazio pode ser uma tarefa difícil. Mães e pais que já são propensos à depressão podem ser grandemente afetados por este período de transição. Entretanto, estudos como o realizado na Universidade do Missouri, mostram que muitos pais experimentam uma transição positiva em suas novas funções.

De maneira geral essas transições e tarefas se relacionam com mudança de função do casamento, o desenvolvimento de relacionamento adultos e seus pais, mudança de função do casamento, a expansão dos relacionamentos familiares para incluir os parentes por afinidade e os netos e a oportunidade de resolver relacionamentos com pais que estão envelhecendo.

Famílias que estão neste estágio da vida, começam com o lançamento dos filhos e continuam até a aposentadoria, existem algumas questões a serem observadas tais como: desenvolvimentais, transições, tarefas, problemas clínicos, mudança na função do casamento, o desenvolvimento de relacionamentos adultos entre os filhos adultos e seus pais e etc.

O significado de família pode ser re-examinado.

Se a vida do casal se concentrou somente na criação dos filhos então pode-se ter um grande problema, pois certamente faltará recursos para que este casal caminhe como casal.

O casamento dos filhos anunciam um novo ciclo de vida e anunciam o nascimento de netos que têm em comum as heranças de duas famílias ampliadas.

Vários fatores podem cooperar para aprofundar as crises

Algumas dicas de como minimizar a crise do Ninho Vazio:

1. Agenda de Comunicação. - Você pode querer a garantia de uma comunicação freqüente, mas ele vai se sentir como se você não confiasse nele. Converse com seu filho sobre quantas vezes você entrará em contato antes que ele parta. Definir uma expectativa, como uma chamada de telefone a cada domingo, irá mantê-lo incluído e ao mesmo tempo irá ajudá-lo a prosseguir;

2. Faça Algo para Você Mesmo. – Faça uma viagem, se matricule em curso interessante, comece um novo Hobby. As possibilidades estão lá. Coisas que você sempre disse que faria "um dia". Agora que você tem o tempo, torne este sonho uma realidade. Programe os seus projetos antes dos seus filhos partirem. Se você esperar até que a casa esteja vazia, você pode continuar postergando seus projetos.

3. Comece a Namorar. - Agora você tem o tempo de se re-conectar com seu companheiro (a) como adulto, em vez de como papai e mamãe. Sair para jantar, vá ao cinema, ou para um passeio no parque. Tenha jantares românticos em casa, com a televisão desligada e as velas acesas. Para as famílias mono parentais, um ninho vazio pode tornar mais fácil o namoro. Dê uma chance a alguém novo, mas não se apresse em um relacionamento. Desfrute do namoro. Conheça a pessoa. Curta!

4. Sonhar com o Futuro. - Onde você vê a sua vida em cinco, dez ou quinze anos? Você pretende permanecer na casa de sua família ou se mudar para um novo local? Apesar de períodos de transição serem tempos ruins para tomar grandes decisões, eles são bons momentos para começar a pensar em grandes decisões. Começar a pesquisar sobre comunidades e trabalhos voltados para a terceira idade. Há um local para passar as férias que você sempre sonhou em ir? Explorar suas opções irá colocar o foco de volta em sua vida, em vez de se fixar apenas na vida que seu filho está começando.
Lembrar que a transição do ninho vazio não é o fim, mas um começo. Lembra também que seu filho mais novo está agora a vivendo por conta própria, mas ainda precisa do seu amor e apoio.

Criar uma família é uma grande conquista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão moderados antes de serem publicados. Obrigado.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails