SOS CRIANÇA - LUTA CONTRA A PEDOFILIA FRASE DA SEMANA A Internet hoje se configura como uma das maiores portas de comunicação entre os abusadores. Eles a utilizam não só para estarem em rede trocando informações, como também para se aproximar de suas vitimas

segunda-feira, 29 de março de 2010

Construção da Cosmovisão Cristã - Parte 1 - Por Abner Morilha

Cosmovisão é o modo como vemos o mundo e a interpretação que fazemos da realidade e é formada pelo sistema de pressupostos que usamos para organizar e interpretar nossa experiência de vida, como sendo um conjunto de pressuposições (hipóteses que podem ser verdadeiras, parcialmente verdadeiras ou inteiramente falsas) que sustentamos (consciente ou inconscientemente, consistente ou inconsistentemente) sobre a formação básica do nosso mundo.

A estrutura da Cosmovisão é formada por:

1- Pressupostos
2- Lógica ou raciocínio
3- Dados
4- Conclusões

A Primeira parte: No ápice estão os pressupostos, os axiomas principais, que são o ponto de partida para tudo que vem depois. Os pressupostos são as preposições básicas, tomadas como verdade. Portanto é fundamental que ao analisar qualquer cosmovisão, os pressupostos sejam identificados e avaliados. Isto se faz necessário porque a maioria das pessoas não tem consciência de seus próprios pressupostos e, por isso são controlados por idéias que nunca chegaram a entender.

A segunda parte da cosmovisão é a lógica, ou seja, o processo de raciocínio aplicado aos pressupostos para se chegar ás conclusões.

A lógica é um sistema formal de regras para raciocínio que tem como fundamento três princípios (ou leis) do pensamento:

a) O principio da identidade – Afirma que se qualquer anunciado é verdadeiro, então ele é verdadeiro.
b) O principio de contradição – afirma que nenhum enunciado pode ser verdadeiro e falso.
c) O principio do terceiro excluído – afirma que um anunciado ou é verdadeiro ou falso.

A terceira parte da cosmovisão é que ela é composta de conclusões: as interpretações do mundo que a pessoa faz. As conclusões são abrangentes. Tocam todas as áreas da experiência humana.

A doutrina da cosmovisão cristã e pontua que o mundo pós-moderno é caracterizado por uma tendência ao irracionalismo e ao misticismo.

Na falta de um padrão absoluto de conhecimento. O relativismo tornou-se a norma tanto no mundo acadêmico quanto na cultura popular. A afirmação de que só existe uma religião verdadeira, que só existe um único caminho para Deus é vista como: arrogante, preconceituosa e intolerante.

Entretanto, o relativismo é limitado em sua capacidade de ajudar o homem na vida pratica. As pessoas têm as suas próprias verdades e todas elas são igualmente validas. E se todas são validas relativamente, nenhuma é valida absolutamente.

O homem de hoje então se encontra em um mundo onde coexistem várias cosmovisões, as quais ele aceita para dar sentido á vida.

É importante notar que o contexto atual é muito parecido com o primeiro século, ao qual chegou a mensagem de Cristo, pois este também era um mundo pluralista. E esta mensagem deu ao mundo uma cosmovisão integra e coerente, adequada para lidar com todas as áreas da vida.

Bibliografía:
FRANKLIN, Ferreira, ALAN, Myatt. Teologia Sistemática: uma análise histórica, bíblica e apologética para o contexto atual – Editora Vida Nova;

ROLLO, May. A arte do aconselhamento Psicologico – Editora Vozes – Petrópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão moderados antes de serem publicados. Obrigado.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails