SOS CRIANÇA - LUTA CONTRA A PEDOFILIA FRASE DA SEMANA A Internet hoje se configura como uma das maiores portas de comunicação entre os abusadores. Eles a utilizam não só para estarem em rede trocando informações, como também para se aproximar de suas vitimas

quarta-feira, 24 de março de 2010

A Arte do Aconselhamento Psicológico Parte 2 - Rollo May - Por Abner Morilha

Tensão Religiosa

De acordo com May o objetivo da psicanálise era reunificar a vida mental, trazendo o conflito do inconsciente para a consciência. A partir desta ênfase muitas pessoas acham que o individuo será tanto mais saudável, quanto mais unidade alcançar a integração em sua personalidade. Jung enfatiza a unificação da consciência do individuo a vários substratos de seu inconsciente e a meta adleriana de alcançar a integração do individuo à sociedade dão igualmente margem à interpretação de que a aspiração suprema é a unidade no intimo da mente do individuo.
É certo que a pessoa neurótica sofre um colapso na unidade de suas funções mentais. E orientá-la para um ajustamento efetivo é mais do que desejável. Porém, não é correto dizer que a simples e definitiva unidade no interior da personalidade é o ideal.

Uma unidade final na personalidade humana é impossível e indesejável. Pois a personalidade é dinâmica e não estática, criativa e não vegetativa.
A extinção dos conflitos também não é algo desejado. O foco é transformar os conflitos destrutivos em conflitos construtivos.

Um sentimento de culpa exagerado está muitas vezes relacionado à neurose e a religião não devidamente esclarecida, já inúmeras vezes favoreceu um sentimento de culpa mórbido em seus adeptos.
O sentimento de culpa é uma emoção construtiva e positiva. É a percepção da diferença entre o que uma coisa é e o que esta coisa deve ser. Todos nós experimentamos algum sentimento de culpa muitas vezes ao dia.

A culpa é inerente à condição humana. Por isso o ser humano também é religioso.

A existência do sentimento de culpa prova a existência de uma contradição na natureza do homem. Significa dizer que o homem é tanto da terra quanto do espírito. Quer dizer que se o homem tentar viver somente em termos naturais, como os animais, torna-se neurótico.
E esta tensão é porque o homem deve conter dentro se si a tensão entre dois aspectos opostos do mundo.

O incondicionado e o condicionado. O homem não é uma criatura totalmente horizontal nem totalmente vertical. Ele vive tanto horizontalmente quanto verticalmente. E é a interseção desses dois planos que causam tensão básica no homem.

As religiões do homem provem, segundo May, dessa suprema tensão. Nesse ponto de interseção entre o vertical e horizontal surge no homem o senso dos imperativos morais

Podemos conclui que o individuo saudável deve ter um ajustamento criativo com Deus e que uma religião sadia é indispensável à saúde da personalidade.

È função do aconselhador auxiliar o aconselhando a livrar-se do sentimento de culpa doentio, ao mesmo tempo que o ajuda a aceitar e afirmar corajosamente a tensão religiosa inerente à sua natureza.

Podemos utiliza das teorias psicológicas sem perder a compreensão espiritual do homem. Ao trabalhar a personalidade levando em consideração a liberdade, integração social e tensão religiosa, podemos trazer uma luz maior para o trabalho do conselheiro.

Referencia Bibliográfica:

Rollo May. Arte do Aconselhamento Psicológico, Editora Vozes, Petrópolis, pg. 38-64

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão moderados antes de serem publicados. Obrigado.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails