SOS CRIANÇA - LUTA CONTRA A PEDOFILIA FRASE DA SEMANA A Internet hoje se configura como uma das maiores portas de comunicação entre os abusadores. Eles a utilizam não só para estarem em rede trocando informações, como também para se aproximar de suas vitimas

domingo, 4 de abril de 2010

Construção da Cosmovisão Cristã - Parte 2 - Por Abner Morilha

A teologia sistemática é uma parte essencial da tarefa de construir uma cosmovisão cristã, pois ela nos ajuda a responder às perguntas de nossa época, ás filosofias do mundo e aos problemas enfrentados pelo ser humano.

O tema nos leva a reflexão de nosso papel como igreja, do nosso papel como cristão e do homem como um ser sujeito a várias influencias e pressupostos.

É importante repensar em nossas estruturas como igreja, e em nosso papel como cristão num mundo pluralista e globalizado. Esta reflexão é fundamental para que não nos tornemos irrelevantes em nossa forma. É certo que em seu conteúdo a igreja jamais será irrelevante, mas na sua forma ela tem se tornado obsoleta e muitas vezes até ineficaz. Por isso a importância de repensarmos em nosso dialogo como igreja.

É claro que para que possamos servir com eficácia nossa geração é importante discernirmos a época, discernirmos nosso tempo, e tentarmos descobrir o que é ser igreja neste exato momento.

A igreja que hoje está sendo atualizada e se apresentando de maneira significativa em nossa sociedade é uma igreja que mantêm um dialogo aberto com a pós-modernidade e que desenvolve uma presença e uma ação missiológica pós-colonialista.

Entender o que é pós-modernidade se torna essencial para localizar este “homem” em seu contexto. Veja neste blog: http://aconselhamentoseculo21.blogspot.com/2010/02/refletindo-na-construcao-da-pos.html

Temos que ser dialogal.

Não posso mais falar das boas novas sem dialogar com este homem.

Não há mais espaço para uma igreja dogmática, sectária e doutrinadora.

É muito clara a sede e a necessidade do homem deste século. A busca de sentido e de significado para existência é pontual. Toda cosmovisão implica uma teoria do propósito ou alvo da existência, a chamada teleologia.

Perguntas do tipo:

Qual o propósito da vida?

Por que estamos neste universo?

Qual o propósito da criação?

Por que eu?

Fazem parte do repertorio do ser humano e fica claro que quando tentarmos responder a essas perguntas, teremos uma serie de proposições e necessariamente faremos teologia.

É impossível pensar com uma mente cristã sem fazer teologia.

Portanto, evangelizar compartilhando a fé somente com uma cartilha perdeu seu efeito para o homem que está plugado neste século. Ou iniciamos um dialogo com este homem, entrando na angustia humana, ouvindo as vozes e os choros dos desesperançados ou a cartilha de evangelização não terá efeito.

É necessário que consideremos com um pouco mais de atenção o conteúdo da fé que busca a compreensão, é necessário que nos envolvamos com este homem e seus desesperos, é necessários que conheçamos suas histórias e vazios para poder então propor o Cristo Vivo e a exemplo de Davi servir nossa geração com um discurso que possa ser compreendido e com práticas que manifestem o Reino de Deus em sua maior forma possível para o homem deste século.

Bibliografía:
FRANKLIN, Ferreira, ALAN, Myatt. Teologia Sistemática: uma análise histórica, bíblica e apologética para o contexto atual – Editora Vida Nova;

ROLLO, May. A arte do aconselhamento Psicologico – Editora Vozes – Petrópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão moderados antes de serem publicados. Obrigado.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails