SOS CRIANÇA - LUTA CONTRA A PEDOFILIA FRASE DA SEMANA A Internet hoje se configura como uma das maiores portas de comunicação entre os abusadores. Eles a utilizam não só para estarem em rede trocando informações, como também para se aproximar de suas vitimas

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Modelos de Aconselhamento e de Psicoterapia (Jean-Yves Leloup) Parte 1 - Por Abner Morilha

Leloup tem visão quadrimensional do ser humano. Sempre vi o homem como possuidor de corpo, alma e espírito (tricotomia, tridimensional ou tripartido) e não como quadrimensional. É bem esclarecedora e didática a forma como o Leloup expõe suas idéias e conceitos.

É interessante salientar os pressupostos antropológicos e as quatro grandes visões do ser humano:

Primeira é a visão do Homem Unidimensional. O ser humano é matéria, e não há nada mais, além disso. (Totalmente reducionista)

Segunda é a visão do Homem Bidimensional ou Dualista. O ser humano é composto de corpo e alma. Matéria animada, informada. Essa informação poderá perdurar além do corpo físico.

Terceira é a visão do Homem Tridimensional ou Tripartida. O ser humano é composto por matéria, pela alma e pela fina ponta da alma, que o espírito.

Quarta é a visão do Homem Quadrimensional. O ser humano é visto com possuidor de um corpo, uma alma, um espírito; e o que dá consistência e esse composto humano é o que chamamos de Pneuma, o Sopro ou o Espírito Santo.

É importante também destacar que a visão antropológica do homem irá direcionar o tipo de terapeuta, conselheiro e, porque não dizer, de pessoa que sou ou que irei me tornar.

A nossa representação de ser humano é na verdade a chave para construir minha visão de homem e de mundo.

Vale enfatizar também a Abordagem Transdisciplinar

Segundo Leloup, o terapeuta cuida do corpo como médico, o que supõe conhecimentos específicos nesse corpo e escuta as suas diferentes experiências através da palavra, dos sonhos, dos acontecimentos. Essa escuta pede as competências do psicólogo.

O terapeuta escuta também a dimensão que está além do psiquismo do ser humano; ele é um médico, é um psicólogo, mas também é alguém que pratica a meditação (oração). O terapeuta também é alguém que invoca o Espírito Santo, sobre o corpo doente ou o psiquismo perturbado. Nesta competência, o fator que faz a diferença é a meditação (oração).

Bibliográfia: Jean-Yves Leloup. Uma arte de Cuidar – Estilo alexandrino- Organização de Suzana Beiro – Editora Vozes - Petrópolis, p.40-57

Um comentário:

  1. Olá! Meu nome é Marcelo F.M
    ...Fáz uns meses tipo a minha vida toda passada num piscar de olhos, que todos os momentos de alegria, tristeza,mesmo tentando andar em uma linha imaginaria reta mais a humildade e temor a Deus e agaradecer por tudo ele ter deixado viver com a vontade dele e as minhas ações +/- tempos atraz isso bem recente, pensei que via e houvia coisas sentia algo diferente,me pertubando e Eu e no que acredito em Deus e nosso libertador Jesus Cristo, e Eu lutando e mesmo assim a minha fé nunca foi abalada e já tive premonições aconteceu de fato e hoje entendo sinto algo superior ao meu conhecimento humano que vou mudar o mundo sinto uma energia ou uma senção de Paz, Eu já falei da vida de uma pessoa sem ao menos conhecer ela simplesmente uma sensação de alegria e o meu coração ficou diferente quente e comecei falar no que em outro momento falei uma linha que desconheço acredito... Ela iria se matar e falei com ela e ela mudou de ideia,opoder da Oração diferente algo maravilhoso....

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão moderados antes de serem publicados. Obrigado.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails